Proximidade com Recife e Natal deve beneficiar a capital paraibana. Aumento de leitos e melhora de infra-estrutura já estão em curso.
João Pessoa foi apontada pelo Ministro do Turismo, Gastão Vieira, como a cidade que terá maior fluxo de turistas oriundos das cidades-sede dos eventos esportivos de 2013 e 2014. A afirmação foi feita durante a 22ª Brazil National Tourism Mart (BNTM), que acontece emSalvador (BA) até o
O ministro explicou que a capital paraibana será beneficiada pela proximidade com Recifee Natal, mas também por turistas que visitarãoFortaleza e Salvador. As cidades sediarão jogos da Copa das Confederações em 2013 e de partidas da Copa do Mundo em 2014. “Pela nossa análise, a Paraíba está fazendo a lição de casa para que isso aconteça, está no caminho certo para acompanhar de forma homogênea o crescimento do turismo no Nordeste”, acrescentou.
Um dos pontos fundamentais para tornar a Paraíba mais competitiva é o Centro de Convenções de João Pessoa, a ser concluído no próximo semestre, a capacitação dos profissionais de hotelaria, serviços e o melhoramento da orla marítima.
O ministro anunciou, na abertura do evento de turismo na Bahia, um aporte de R$ 50 milhões para a conclusão das obras do Centro de Convenções. “Conversei com o governador Ricardo Coutinho (PSB) e com o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PT) e este é um projeto do Estado que tem todo apoio do Ministério do Turismo (MT)”, comentou na ocasião.
Anteriormente, o MT já havia liberado R$ 20 milhões para as obras do Centro de Convenções de João Pessoa. Agora, conforme Gastão Vieira, o recurso será repassado pela Caixa Econômica Federal e pago a partir do andamento das obras.
Com relação ao setor de hotelaria, a expectativa da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur) é de que as cidades de João Pessoa e do Litoral Sul paraibano passarão a contar com mais dois mil leitos, um aumento de 15%. Para Ruth Avelino, presidente da PBtur, a expectativa de ocupação é de até 98% nos período dos torneios.
A Paraíba possui, atualmente, 325 hotéis e pousadas, 8.379 apartamentos na rede hoteleira e 21.411 leitos. Inácio Junior, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), informou que cinco hotéis paraibanos já fecharam contrato com a operadora de hotelaria ligada à Fifa.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário